
Inicia-se aqui uma série de 4 textos que visam discutir julgamentos, decisões e escolhas alimentares (acredite, são coisas diferentes!) à luz da psicologia cognitivo-comportamental. Eles foram escritos por Cesar Moraes, doutorando em Nutrição em Saúde Pública na FSP-USP.
O que é entender o comportamento alimentar sob as visões molecular e molar?
A análise do comportamento pode ser realizada segundo duas visões, uma molecular e uma molar. Estes termos, os quais nos remetem inicialmente às aulas de física e química do ensino fundamental e médio, originam-se de dois modelos de pensamento da filosofia e psicologia. No associacionismo origina-se uma visão atômica do comportamento, uma visão das pequeninas partes que constituem o comportamento e como essas se associam. Aqui temos, portanto, uma visão do comportamento em sua constituição mais básica, mais unitária, mais molecular.. Se pensarmos em comportamentos alimentares, poderíamos pensar na mordida de um pedaço de bolo como o constituinte molecular do comportamento “comer bolo”. Se nos empolgarmos, poderíamos olhar ainda mais de perto, ao analisar a associação entre a molécula de odor que se desprende da fatia de bolo, até o reconhecimento do odor pelos receptores olfativos de seu nariz. Já a visão molar do comportamento diz respeito à continuidade, ao longo do tempopalavras É uma visão do “todo”, dos pequeninos eventos comportamentais em conjunto, porém de algo maior do que apenas a soma de cada evento comportamental. Esta visão parte de um modelo da psicologia denominado Gestalt, sendo resumidamente descrito aqui como uma concepção de que nossa percepção emerge de um todo, maior do que a soma das partes que constituem esse todo.
Voltando ao nosso pedaço de bolo, agora sob visão molar, comer a tal fatia não seria apenas “morder um pedaço de bolo” ou sentir seu cheiro na mais molecular das visões possíveis. Além disso, comer o bolo poderia ser parte de uma das refeições do indivíduo, que conta com a presença de outras pessoas em um contexto específico, que por sua vez, é parte de um padrão alimentar individual. Pensando de maneira ainda mais molar, este padrão alimentar toma seu lugar em um padrão de vida geral do indivíduo, constituído por sua vez de padrões de sono, relacionamentos sociais, relacionamentos de trabalho, emoções, memórias c.
Compreender comportamentos alimentares sob as óticas molecular e molar é compreender a importância de se considerar a alimentação de maneira mais abrangente, preocupada com nutrientes e suas interações bioquímicas e fisiológicas (moleculares), mas considerando ainda, a alimentação como parte da vida dos indivíduos e grupos (molar), que é dotada de memórias, relacionamentos e emoções. É crucial o entendimento, para qualquer que seja a área da nutrição, que tais visões são complementares e uma não exclui e outra, e pelo contrário, podem oferecer grande diferencial.
Referências:
Baum WM. Molar and molecular views of choice. Behav Processes. Jun 30;66(3):349-59. 2004;
Rachlin, H. A series of books in psychology. Judgment, decision, and choice: A cognitive/behavioral synthesis. New York, NY, US: W H Freeman/Times Books/ Henry Holt & Co. 1989;
Nigel C. Benson. Introducing Psychology: A Graphic Guide to Your Mind and Behaviour. Icon Books. 2008.