NCInstituto Nutrição Comportamental
Propomos uma abordagem baseada em ciência!
O Instituto Nutrição Comportamental, foi a consolidação da proposta da abordagem nutrição comportamental juntamente com o nome Nutrição Comportamental, em 2014 – cunhado por cinco nutricionistas: Marle Alvarenga, Cynthia Antonaccio, Samantha Macedo, Manoela Figueiredo e Fernanda Timerman.
A partir de conhecimentos, estudos e publicações na área do comportamento alimentar, elas se uniram para sistematizar um primeiro encontro científico em agosto de 2014. O objetivo era debater em grande escala o comportamento alimentar no Brasil. Uma história que começa no final dos anos 90 e início dos anos 2000 a partir de trabalhos de mestrado e doutorado defendidos por nossas idealizadoras, com temáticas envolvendo os transtornos alimentares e o comportamento alimentar.
Nossa proposta
Entendemos que o comportamento alimentar de nossa sociedade precisa mudar e os nutricionistas têm um papel importante nisso. Mudar comportamento, não é apenas mudar consumo, é ir além, na relação com a comida. No entanto, para atuar com mudança de comportamento é preciso aprender com as ciências humanas (sociologia, antropologia, psicologia) e com a comunicação.
Nossa missão é disseminar e ensinar um foco amplo para a nutrição, além do consumo; e uma comunicação em nutrição que inclua esta visão biopsicosociocultural e que seja eficiente.
Para disseminar essa proposta, realizamos eventos e congressos, oferecemos conteúdo de qualidade em nossos canais, publicamos livros e materiais (com a Editora Manole), oferecemos cursos de extensão e uma Formação em Nutrição Comportamental para o trabalho com uma nutrição diferente, promovendo mudança de comportamento.

Realizamos nosso I Simpósio de Nutrição Comportamental em 2014, que deu sequência a congressos científicos que realizamos anualmente.
Um ano após o evento, o nome “Abordagem Nutrição Comportamental” foi publicado, como marco de sua origem (Nutrição Comportamental, Ed. Manole), com organização e autoria das idealizadoras da abordagem NC.
Em 2017 tivemos o registro de marca mista no INPI – Instituto Nacional de marcas e patentes (nome + logo), uma consolidação de nossa história e fundação do Instituto Nutrição Comportamental. Hoje sabemos que muitos usam o nome nutrição comportamental, mas embora o termo seja considerado – para fins de registro – amplo e de domínio público (assim como nutrição clínica, nutrição funcional, nutrição gentil, nutrição com amor), a Abordagem Nutrição Comportamental é algo que cunhamos e criamos, com pilares, premissas e técnicas e estratégias publicadas em nossos livros e materiais.

Clínica
Compreender e abordar o comportamento alimentar na clínica e no atendimento em Nurtrição, considerando o porquê e o como se come (envolvendo crenças, pensamentos e sentimentos sobre comida), uma vez que estes são tão importantes quanto o que se come. E divulgar que uma orientação nutricional fundamentada em estratégias comportamentais é necessária, indo além da prescrição mandatória e focada apenas no consumo alimentar, pois é isso que possibilita a mudança real e consistente do comportamental alimentar.
Comunicação
Comunicar a ciência da Nutrição com mensagens consistentes, baseadas em evidências científicas de forma responsável, ética, mas também positiva e inclusiva na promoção de um comportamento alimentar saudável.

Ampliar a atuação do nutricionista para além da prescrição mandatória, com estratégias, ferramentas, modelos e práticas que sejam eficientes para a mudança com comportamento alimentar;
Divulgar a ineficácia das dietas e consequência do comer restritivo;
Considerar a alimentação em seu contexto: sociocultural, emocional, econômico e político;
Promover o comer saudável considerando os sinais internos e a valorização do prazer em comer;
Ser uma abordagem não dieta e peso inclusiva, garantindo autonomia dos indivíduos nas suas escolhas alimentares.