Entrevista Motivacional para Nutricionistas

Ementa

Este curso apresenta os conceitos da Entrevista motivacional (motivação, ambivalência, auto-eficácia, resistência, prontidão para mudança), e as habilidades interpessoais e de comunicação necessárias para a aplicação da técnica. Usa exercícios e simulação de consulta para aprendizagem das estratégias, e expõe como fazer um plano de ação e traçar metas.

Objetivos

O curso têm como objetivos: apresentar os conceitos básicos da técnica e sua essência; discutir a resistência e a ambivalência e como lidar com estas questões; demonstrar a importância do estilo do profissional e as habilidades que o nutricionista deve desenvolver para aplicação da Entrevista Motivacional; descrever as etapas do atendimento, e o plano de metas a ser elaborado com o paciente – com exemplos e exercícios práticos.

Nível:
Iniciante
Público-Alvo:
Nutricionistas
Número de Aulas:
9
Carga Horária:
3 Horas
Local:
Online

DIFERENCIAIS

Certificados

Todos os cursos emitem certificado pela carga horária cumprida. O certificado estará disponível para download, imediatamente após a conclusão do curso. Suas horas poderão ser somadas para o processo de certificação pelo Instituto Nutrição Comportamental.

(Para garantir seu certificado é necessário completar 100% das aulas).

Disponibilidade

O acesso ao material e aulas do curso estará liberado por 180 dias após a compra (este período não será estendido). Materiais de apoio e referências bibliográficas serão disponibilizados em PDF para extração durante este período.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1

Entrevista Motivacional e Motivação - Definição, evidências científicas, conceitos gerais

2

Ambivalência, resistência, reflexo de consertar as coisas

3

Estágios de Mudança

4

Espírito e Estilo do profissional

5

Habilidades de Comunicação - perguntar, refletir, afirmar, resumir

6

Exemplo de entrevista motivacional

7

Como usar as habilidades de comunicação na prática

8

Utilizando estratégias da entrevista motivacional durante o atendimento nutricional

9

Como planejar, fazer metas e dar sequencia ao tratamento

Karin

Karin Louise Lenz Dunker

Nutricionista formada pela FSP-USP. Mestre e Doutora em Nutrição Humana Aplicada interunidades – USP. Pós-doutora pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica – UNIFESP. Nutricionista do Programa de atenção aos transtornos alimentares (PROATA) – UNIFESP. Certificada em Mindfulness Based Eating – MBeat. Formada em Entrevista Motivacional pelo Aim of Change (San Francisco – EUA). Membro do GENTA e parceira do Instituto Nutrição Comportamental.

Marle Alvarenga

Marle Alvarenga

Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP- USP), mestre, doutor e pós-doutor pela FSP-USP. Coordenador do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA), supervisor do grupo de nutrição do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-HC-FMUSP). Certificada em Intuitive Eating pelo INTUITIVE EATING PRO Skills Training Teleseminar (2015), com Evelyn Tribole. Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) (2016). Idealizadora do Nutrição Comportamental.

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