Você já atendeu crianças com seletividade alimentar severa, dificuldades de aceitação de novos alimentos, ou comportamentos alimentares rígidos, sem saber como ajudar de forma eficaz?
Talvez já tenha sentido o limite da intervenção nutricional tradicional quando o paciente não aceita o alimento, se recusa a experimentar, ou até entra em crise ao ver a comida.
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência que oferece ferramentas concretas, baseadas em evidências, para lidar com essas situações complexas, especialmente em populações que enfrentam desafios reais com a alimentação, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Mas a maioria dos nutricionistas nunca teve acesso a esse conhecimento na graduação — e, por isso, este curso foi criado:
Para capacitar o nutricionista a atuar com seletividade alimentar e outras dificuldades, utilizando os princípios e técnicas da ABA, de forma ética, prática e integrada com outros profissionais.
Porque o nutricionista também pode (e deve) atuar no manejo do comportamento alimentar, quando está preparado para isso.
Como esse curso vai transformar sua prática?
Você vai aprender como utilizar os conceitos e ferramentas da ABA no atendimento nutricional, com foco em seletividade alimentar, com segurança e clareza de atribuições.
➡️ O que é ABA, como ela surgiu e como ela pode ser aplicada na Nutrição — com exemplos práticos e contextualizados.
➡️ Como entender o comportamento alimentar seletivo a partir da análise funcional do comportamento (ABC) — antecedentes, comportamento, consequências.
➡️ Quais reforçadores usar e como usar (primários e secundários) — sem cometer erros comuns e respeitando a ética.
➡️ Técnicas práticas baseadas em ABA para aumentar a aceitação alimentar: shaping, fading, reforço diferencial (DRO, DRA, DRI).
➡️ Como manejar comportamentos interferentes durante as refeições — sem aumentar o conflito alimentar.
➡️ Como planejar e avaliar intervenções, com uso de registros e gráficos para acompanhar o progresso.
➡️ Como trabalhar junto aos pais, cuidadores e equipe interdisciplinar, com clareza sobre o papel do nutricionista, do analista do comportamento, do psicólogo e do terapeuta ABA.
➡️ Aspectos éticos e legais da aplicação da ABA na Nutrição — para você atuar com segurança e dentro das suas atribuições.
➡️ Discussão de casos clínicos reais, com exemplos de aplicação e limites de atuação.
Você vai sair do curso pronto(a) para atuar com segurança e competência no manejo da seletividade alimentar, dentro de um modelo ético e baseado em evidências.
O que você vai aprender?
Confira o conteúdo completo, pensado para integrar teoria, prática e ética:
Conteúdo Programático
1. Introdução: Conceitos básicos e históricos do ABA, aplicação na psicologia e nutrição, público alvo;
2. Fundamentos da análise do comportamento: observações baseadas na tríplice contingência do momento da alimentação;
3. Estratégias e Técnicas em ABA : uso de sistemas de modelagem do comportamento com exemplos da dinâmica alimentar de crianças;
4. Seletividade Alimentar e ABA: intervenções com uso de ABA, aproximação sensorial e envolvimento de pais e cuidadores;
5. Ferramentas Práticas: Estratégias alimentares, registros de dados e rotinas alimentares com apoio visual;
6. BÔNUS: Ética e Interdisciplinaridade: Funções dos profissionais, limites éticos e colaboração entre nutricionistas e analistas do comportamento.
Comportamento alimentar seletivo tem tratamento — e o nutricionista pode (e deve) fazer parte dessa transformação.
Se você quer entender como a ABA pode te ajudar a atuar em casos complexos de seletividade alimentar, com ferramentas práticas e dentro da sua ética profissional, esse curso é para você.
Porque é possível ajudar a criança e a família, com técnica, acolhimento e ética.
👉 Inscreva-se agora com o valor promocional de lançamento e aprenda como usar ABA na prática clínica nutricional.