CURSOS

Psicologia para nutricionistas com foco em comportamento alimentar

Objetivos

Módulos I e II do curso de Psicologia. Curso que aborda esta ciência de maneira bastante aplicada a alimentação, de forma diferente da apresentada classicamente nos cursos de graduações nas áreas da saúde. Os dois módulos se comunicam, das perspectivas da psicologia até a neurociência do comportamento alimentar. O curso lhe permitirá entender por que e como as pessoas comem o que comem, com exemplos e contextualizações que fazem parte do cotidiano e prática daqueles que trabalham com a alimentação. Desta forma você ampliará suas habilidades no atendimento com foco em mudança de comportamento.

Comprar

Psicologia para nutricionistas com foco em comportamento alimentar

Nível:
Todos
Público-Alvo:
Nutricionistas e demais profissionais da saúde
Número de Aulas:
14
Carga Horária:
8 Horas
Local:
Online

DIFERENCIAIS

Certificados

Todos os cursos emitem certificado pela carga horária cumprida. O certificado estará disponível para download, imediatamente após a conclusão do curso. Suas horas poderão ser somadas para o processo de certificação pelo Instituto Nutrição Comportamental.

(Para garantir seu certificado é necessário completar 100% das aulas).

Disponibilidade

O acesso ao material e aulas do curso estará liberado por 180 dias após a compra (este período não será estendido). Materiais de apoio e referências bibliográficas serão disponibilizados em PDF para extração durante este período.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1

Este módulo abordará as escolas da psicologia e suas aplicações ao contexto do comportamento alimentar; apresentando as teorias comportamentais dominantes na área da alimentação para uma compreensão ampliada da psicologia da alimentação.

1

Psicologia é papo de nutricionista? O elo entre a Nutrição e psicologia

2

Comportamentos e escolhas alimentares: como compreendê-los à luz de uma psicologia moderna

3

Contribuições das escolas da psicologia para compreensão integrada do comportamento alimentar – Linha do tempo e psicodinâmica

4

Contribuições das escolas da psicologia para compreensão integrada do comportamento alimentar - Behaviorismo

5

Contribuições das escolas da psicologia para compreensão integrada do comportamento alimentar – Cognitivismo

6

Agregar sem segregar: Contribuições das escolas da psicologia para compreensão integrada do comportamento alimentar – Gestalt e Humanismo

7

Psicologia social e teorias Comportamentais na alimentação

Módulo 2

Este módulo abordará os fatores que influenciam e controlam as escolhas alimentares e a quantidade de comida que comemos. Discute também a neurociência do comportamento alimentar e do apetite com perspectivas atuais sobre vício em comida, dietas e outros fatores implicados com o comportamento alimentar. OBJETIVO GERAL: Este curso objetiva aproximar profissionais de saúde de uma Psicologia aplicada especificamente ao contexto dos comportamentos alimentares, de forma científica; além de permitir ao profissional da saúde a identificação de aspectos que podem passar desapercebidos ao longo de sua prática. O curso visa contextualizar para o profissional da saúde uma Psicologia que se aproxima de sua realidade e das de seus clientes, bem como viabilizar caminhos alternativos a serem pensados para os contextos de prática profissional.

1

Neurociência do comportamento alimentar e o nosso apetite

2

Influências sociais na alimentação

3

Operações motivadoras e controles de estímulos: como nossa interação com o ambiente pode mudar o valor que damos para comida?

4

Humor, estresse e comportamentos alimentares: qual o elo?

5

Memória, atenção e aprendizagem nos comportamentos alimentares

6

Vício em comida, transtornos alimentares e os comportamentos alimentares

7

Quem é o nutricionista que integra a psicologia à sua atuação?

cesar

CÉSAR HENRIQUE DE CARVALHO MORAES

César Moraes é nutricionista, mestre e doutorando pela USP. É professor da disciplina de psicologia para graduação em Nutrição e cursos de pós graduação desde 2018. É especialista na psicologia aplicada à nutrição, tem feito da junção entre essas áreas sua ferramenta para mudar a forma como alunos e pacientes enxergam a nutrição.

Psicologia para nutricionistas, garanta já sua vaga!