Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares: Fique por dentro das ações de conscientização que acontecem em 2022

 

Você sabia que o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares (World Eating Disorders Action Day), foi criado por um Comitê de Experts da área em 2015?

Desde então, milhares de ativistas, pessoas e familiares afetados, além de 270 organizações em mais de 50 países se alinharam para esta campanha global de conscientização e mudança.

O dia 2 de junho ficou marcado por ser o momento em que organizações sem fins lucrativos, ao redor do mundo, se unem e criam ações em prol da Conscientização dos Transtornos Alimentares.

O Brasil em foco

No Brasil, a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRALBR), vem desenvolvendo ações  desde 2018, trabalhando intensamente em campanhas de conscientização.

A primeira delas, foi em parceria com a Academy for Eating Disorders (AED), com a tradução do material das noves verdades sobre os Transtornos Alimentares.

No ano seguinte, em 2019, foi realizada uma ação presencial no Parque Villa Lobos em São Paulo, com a participação de profissionais da saúde em fóruns e rodas de conversa, a respeito do estigma que paira sobre os transtornos alimentares. Esta foi a primeira ação da ASTRALBR que contou com muitos apoiadores.

Em 2020, com o início da pandemia as ações passaram a acontecer nas redes sociais, o que levou a um foco maior na identidade visual baseada nas nove verdades sobre os TA.

Já no ano de 2021, tivemos a criação do canal da ASTRALBR no Youtube, também da produção de conteúdo para os “Reels” no Instagram e Tik Tok e do título de parceiros da AED. O tema em 2021, foi #EquidadeParaTA com foco nos grupos marginalizados e sub-representados – como populações LGBTQIA+, negra e gorda.

A AED é uma organização global comprometida com a pesquisa, educação, tratamento e prevenção dos transtornos alimentares.

A parceria iniciada no ano passado tem permitido uma maior visibilidade ao Brasil, sendo uma das maiores conquistas o desconto concedido aos brasileiros para a participação no maior evento científico mundial da área dos Transtornos Alimentares, o “International Conference on Eating Disorders” (ICED).

As ações de conscientização em 2022 e como se engajar

O tema elencado pelo comitê organizador do @worldeatingdisordersday este ano é “Cuidando de Cuidadores!” (Caring For Carers!) – uma atenção sobre aqueles que cuidam de pessoas que estão atravessando um transtorno alimentar.

Pela ASTRALBR, a campanha será Seja a mudança! Seja um agente de transformação! #prevenção. Os conteúdos serão voltados para a mudança nos núcleos em que vivemos, transformando as pessoas em agentes de mudança, como por exemplo no reconhecimento de sinais e sintomas, como ajudar um amigo, o que não falar para um conhecido que esteja com autoestima vulnerável, criticar a cultura da dieta que promove comportamentos disfuncionais, entre outros.

A programação acontece no período de 30/05 a 05/06 no formato de posts, lives e reels nos canais do Instagram e  Youtube.

O Comitê de experts mundial também encoraja ações neste período, que envolvem iniciativas individuais como postagens e compartilhamento de conteúdo sobre o significado do dia para você com a hashtags: #WorldEDday2022, #WEDD2022, #Care4U, #DiaMundialTA, #semestigmas, #saúdemental, #astralbr

A ASTRALBR vem desenvolvendo várias propostas, como o cadastro “Associe-se”, voltado para promover trocas e integrações entre profissionais especialistas no Brasil e, o “Body Project Brasil”, projeto de prevenção de problemas relacionados ao peso em adolescentes, entre outras.

Para que ações como estas e outras possam se desenvolver, contamos com doações. Mais informações de como doar e acompanhar as novidades, siga  @astralbr no Instagram ou acesse nosso site www.astralbr.org e nosso canal do Youtube.

Quer ser um agente de mudança de comportamento? Conheça nossos cursos e aprofunde seus conhecimentos!

 

Texto por Karin Dunker

Karin Dunker

 

 

Especial por Karin Dunker
Nutricionista pela USP. Mestre e Doutora pela USP. Pós Doutora pela UNIFESP. Membro do Conselho Técnico da ASTRALBR, parceira do Instituto Nutrição Comportamental. Organizadora do livro Transtornos Alimentares e nutrição: da prevenção ao tratamento. Editora Manole, 2020. Autora dos livros infanto-juvenis da série Prevenção sem Danos (@prevencao.sem.danos).

Leave a Reply