Reflexões sobre Mindfulness e Mindful Eating.

A Organização Mundial de Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Mindfulness significa atenção plena, consciência plena. É a capacidade de desenvolver atenção plena e consciência na experiência presente, no momento presente, sem julgamento. E nos permite sair do piloto automático, visando uma maior presença, estarmos conectados com o momento presente.

Aproximadamente 50% do tempo pensamos em outra coisa que não é o que estamos fazendo naquele momento, que pode provocar uma percepção de menos felicidade e mais estresse.

O autocuidado é importante, ainda mais neste período de pandemia. Em que recebemos muitas informações e notícias. Ainda mais por conta do isolamento social e do distanciamento social. O desenvolvimento de novas rotinas e mudança nos convívios é importante.

Frequentemente buscamos realizar vários projetos ao mesmo tempo, mudando de tarefa muitas vezes. Existem muitas interrupções, recebemos muitas mensagens, tentamos ser multitarefa. E tudo isso nos torna pouco eficientes. A cada interrupção, precisaremos de mais tempo para retomar e completar a tarefa. E por isso será necessário mais tempo dedicado ao trabalho, com mais desgaste.

É tipo um círculo vicioso. De um lado mais pressão e estresse, do outro menos concentração e mal-estar. Estamos conectados demais, frequentemente de forma superficial. Temos a sensação de perda de controle. O convite genuíno é de tentar viver menos na modalidade piloto automático.

A respiração é vital, é essencial. E pode ser uma âncora para se conectar com a experiência presente. A respiração está sempre presente.

Mente e corpo estão juntos, conectados, no mesmo ser. Existem pensamentos, sentimentos, emoções, sensações. É muito importante ouvir o nosso corpo, escutar, perceber, desenvolver uma verdadeira conexão com o corpo.

Reflexões sobre Mindfulness e Mindful Eating

O Mindful Eating é algo transformador. É uma abordagem simples (não fácil) e profunda. É realmente algo incrível. Os alicerces desta abordagem são autocompaixão e compaixão, não julgamento, presença, consciência, entre outros.

Este, não é para emagrecimento. Emagrecer pode ser eventualmente uma consequência. Ele é para uma alimentação consciente, para respeitar o próprio corpo, para se respeitar, para conectar melhor corpo com alimentação, entre outros importantes conceitos.

Mindfulness é a capacidade de desenvolver atenção plena e consciência na experiência presente, no momento presente, sem julgamento. Ele nos permite sair do piloto automático, favorecendo entrar em contato com a nossa sabedoria interna. O Mindful Eating é uma proposta de relacionar-se com os alimentos baseada em Mindfulness.

Sendo que o Mindful Eating promove atenção plena na alimentação, permitindo escolhas e experiências alimentares mais conscientes. E o Mindfulness pode ajudar a “redefinir” a nossa vida neste terceiro milênio, iluminando caminhos de presença e atenção plena.

Especial por:

Andrea Bottoni: italiano, nascido em Roma; Médico pela Universidade de Roma “La Sapienza”, com Residência Médica em Nutrologia na mesma Instituição; Revalidação do Diploma de Médico pela UFES; Especialista em Medicina Desportiva, Mestre em Nutrição e Doutor em Ciências pela UNIFESP; MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper e MBA em Gestão Universitária pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Mindfulness, Instrutor de Mindful Eating Aplicado à Promoção da Saúde e Instrutor de Mindfulness Aplicado à Promoção da Saúde pela UNIFESP; Coach de Saúde e Bem-Estar e Coach Ontológico; Título de Especialista em Nutrologia, em Medicina Esportiva e em Medicina Preventiva e Social; Integrante do Movimento Slow Medicine Brasil, Associado do Movimento Slow Food Brasil e Membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida; Diretor Técnico da Funzionali Equipe de Nutrologia e Docente na Universidade de Mogi das Cruzes; vive em São Paulo, felizmente casado com Adriana, também médica.

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