Você deve ter acompanhado o setênio de Nutrição Comportamental em nosso  7º Congresso.

O que é um setênio?

Você deve imaginar que o setênio está ligado ao número 7, certo? Mas vamos entender o que está por traz dessa simbologia? 

Na numerologia o número sete simboliza a conclusão cíclica e a renovação. Na antroposofia, a cada 7 anos vivemos ciclos nos quais desenvolvemos características específicas e complementares, que remetem a um momento específico de nossas vidas. Estes setênios, são períodos que se somam, em um processo de evolução. Em cada ciclo, passamos por etapas de reconhecimento e adaptação, aprendizagem e transformação, e além de desenvolvemos habilidades que nos preparam para o próximo ciclo. O conhecimento acumulado em um setênio vai ser utilizado nos subsequentes, independente da nossa consciência sobre esse conhecimento.

A teoria dos setênios divide a nossa vida em 3 grandes períodos, compostos por pelo menos 3 setênios cada um:

O primeiro período compreende os anos de quando nascemos até por volta dos 21 anos. Nesse momento estamos formando nosso corpo, nossa mentalidade e também buscando afirmar nossa identidade diante do mundo.

No segundo período, temos a fase das grandes perguntas, entre os 21 e 42 anos, aprendemos a ser adultos, a fazer escolhas que vão além de nossos gostos pessoais apenas, e passamos a interagir mais abertamente com a sociedade, com todo conhecimento e experiência que fomos adquirindo nesse setênio.

No terceiro e último período atingimos a maturidade, a partir dos 42 anos estamos dispostos a escutar o mundo com ouvidos mais atentos, abertos às experiências da espiritualidade e agimos com mais sabedoria.

Portanto, a cada 7 anos é tempo de começar um novo ciclo, um novo setênio, mas também de olhar para os últimos 7 anos e ver tudo o que passamos e construímos, tudo o que vimos mudar nesse período, em nós e ao nosso redor. Certamente o seu “eu” de hoje é bem diferente do seu “eu” de 7 anos atrás.

Vamos refletir sobre o seu setênio pessoal e profissional?

Independente do período em que você se encontra, faça uma reflexão da sua vida pessoal e profissional, o quanto evoluiu e o que ainda quer se desenvolver. Preciso deixar claro que não evoluímos apenas no final dos setênios, mas sim durante os anos que os formam. Ou seja, não somos personagens de vídeo game que automaticamente evoluem ao passar de uma fase para a outra. Somos seres muito mais complexos, em constante evolução e temos oportunidade de aprender em todos os momentos da vida!

Assim sendo, compreendendo que tudo tem uma ordem para acontecer na vida, e que existe um porquê das coisas acontecerem em determinados momentos nos leva a ter um pouco mais de calma com o que está por vir, ter paciência conosco e com os outros e compreensão de que estamos trilhando um caminho, sem uma necessidade de definir se está “certo” ou “errado”.

O que o setênio de Nutrição comportamental significa para os nutricionistas?

A Nutrição Comportamental também foi evoluindo ao longo desses anos. O termo nem existia até 2013 quando decidirmos começar a escrever o livro (referência na área) e a preparar o primeiro evento, que aconteceu em agosto de 2014 num tímido auditório do Senac, no centro de São Paulo.

Nesse processo de crescimento também tivemos a segunda edição do nosso livro, o lançamento dos cards, os cursos presenciais e eads, a evolução de nossos projetos, novos cursos, a nossa Capacitação Online que vem se modificando e ampliando e já está na sua 8º edição, com mais de 1.000 alunos preparados para atuar com uma nutrição mais humana, gentil e que acompanha a evolução e as necessidades dos seus pacientes!

Do frio na barriga da preparação do evento com 200 lugares aos 103 mil seguidores, da criação do Instituto aos milhares de alunos já capacitados hoje em dia, passamos por diversas evoluções e estamos prontas e preparadas para um novo setênio, na verdade para muitos outros! e vivemos nesse constante processo de avaliação do que fizemos, do que aprendemos, do que precisamos ajustar e também celebramos as conquistas, esse processo todo que nos prepara para seguir adiante! 

Cunhamos um novo termo e uma nova abordagem para a Nutrição, que certamente ressignificou a vida de muitos nutricionistas, a começar pelas nossas, as idealizadoras: Marle, Cynthia, Manoela, Fernanda e eu, Samantha! Mas sabemos que ela foi muito além, muitos não desistiram da profissão por que viram na Nutrição Comportamental o olhar acolhedor para a nutrição e para o paciente que tanto buscavam.

E isso nos enche de orgulho, mas mais ainda de gratidão, pela coragem que tivemos em meio a tantas incertezas, em seguir em frente e levar essa nutrição para os 4 cantos do Brasil e do mundo (olha aí as vantagens desse mundo conectado e online)! Temos pessoas de Portugal, Canadá, Mexico e Moçambique entre os nossos alunos, chegamos em lugares que literalmente não fazíamos ideia que era possível!

E como será o próximo setênio de Nutrição Comportamental?

Sabemos que temos ainda um longo caminho pela frente, afinal estamos terminando a “primeira infância”, temos a certeza de que ele vai ter obstáculos, barreiras, mas também muito desenvolvimento e crescimento, mas mais do que tudo, queremos aproveitar cada minuto desse caminho, sempre com o nosso propósito, levando uma nutrição embasada em ciência, que nunca foi e nunca será um modismo…. queremos seguir caminhando e tendo sempre esse exército de nutricionistas conosco!

Desejo que esse caminho seja tão especial para você como está sendo para a gente, pois isso é o que importa, crescer, evoluir, somar e dividir, mas sempre aproveitando o caminho e não apenas focando no objetivo final.

Faça as suas reflexões, celebre suas conquistas e planeje o que quer evoluir… isso é viver! Saiba que a sua pequena evolução (ou mudança) pode refletir na vida de muitos outros… nós éramos 5 sonhadoras, hoje somos mais de 103 mil pessoas que acreditam e trabalham por uma nutrição em que realmente acreditamos!

Autor

Por: Samantha Macedo

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?