Um novo ano nos traz um convite para pensar em nossas metas 2021 em Nutrição comportamental. Por que? O que ? Como? Aprender, mudar e praticar como nutricionista.

E com todos estes questionamentos surge também uma maior disposição para nos REinventarmos, REorganizarmos, ou eu diria até nos REdefirnirmos.

E para isso não ficar apenas na esfera das ideias e virar um plano de ação, precisamos de METAS bem claras. Você já escreveu as suas?

 

Algumas metas 2021 em nutrição comportamental podem surgir a partir das perguntas: 

  • Como você irá ser um agente de mudança de comportamento
  • mais preparado este ano?
  • O que precisa mudar na sua consulta para gera mais vínculo com seu paciente?
  • Quais mudanças você deseja construir:
    • no seu atendimento?
    • nos seus materiais?
    • na sua fala?
    • na sua escuta?
  • E o que mudará em relação ao seu autocuidado?

Para que suas metas façam sentido, eu gostaria de propor que, antes de você escrever ou revisá-las, você faça o exercício do círculo de ouro.

 

O Círculo de Ouro para as metas 2021 em nutrição comportamental  – Por que ?

O Círculo de Ouro, ou “Golden Circle”, foi proposto por Simon Sinek, que vem do mundo da administração com propósito e significado – tudo que queremos para sua carreira em nutrição comportamental.

Simon nos convida a pensar e falar do nosso trabalho, negócio, ou nosso caso aqui, do consultório ou atendimentos, sempre começando pelo  PORQUE fazemos o que fazemos.

Entretanto, ele coloca e eu concordo  que em geral a maioria dos profissionais começa a falar sobre sua atuação, seu trabalho pelo O QUE faz, de forma bem tática.

Mas é o PORQUÊ que prende a atenção e inspira as pessoas, uma vez que é o  PORQUE  que reflete as dores e necessidades dos clientes.

Na realidade, a propria pergunta clássica para entender o trabalho ou serviço de alguém é: o que você faz?

 

Vamos exemplificar o círculo de ouro? 

Se eu te perguntar agora mesmo então a clássica pergunta “o que você faz”? Ou como você trabalha?  É bem provável que você responda o que você faz: consultas nutricionais, atendimentos personalizados, planejamento alimentar, análises, exames, etc.

Veja a diferença:

Primeiro vou utilizar “O que”: 

“Eu faço consultas nutricionais com foco em mudança de comportamento, de forma individualizada, sem dietas restritivas, com um plano alimentar e metas.”

Agora aqui vou usar o “porquê”

“Visto que as pessoas estão cansadas de inúmeras dietas da moda que até trazem resultados, porém que não duram, e por outro lado, trazem muito sofrimento que perdura, eu trabalho de forma  diferenciada, acompanhando você num processo de mudança contínua, com dinâmicas, planejamento alimentar, metas, tudo isso colocado e sessões quinzenais que podem durar cerca de 3 meses ou mais, mas são transformadoras e sustentáveis”.

O que você achou de aplicar o círculo de ouro?

Eu considero uma boa mudança que traz o porque, o como e o que juntos!

Portanto, ao elaborar suas metas 2021 em nutrição comportamental,  rumo à sua transformação para este profissional mais capacitado para lidar com

os dilemas do comer trazidos por seus pacientes, leve em conta este porque !

 

Os princípios e valores devem ser levados em conta na construção de suas metas 2021. 

Uma outra inspiração para você escrever estas metas 2021 é a revisão dos seus princípios de vida, para então checar como as suas METAS estão de acordo com eles.

No livro ” Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, o autor Stephen Covey nos diz que uma pessoa centrada em princípios, vê as coisas diferentemente, age diferentemente, pensa diferentemente.

Isso porque uma vez que pessoas dirigidas por princípios possuem um grau mais elevado de segurança, orientação e sabedoria, que fluem de um centro pessoal mais sólido e conta portanto com a base de uma vida altamente produtiva e eficaz.

E por isso eu gostaria de propor que você liste seus princípios de vida agora mesmo em uma olha de papel.

Quais são os seus valores, no que você acredita como indivíduo? Pois já sabemos que isso irá te fazer mais feliz e eficaz quando for levado para as suas metas profissionais.

Após listar estes princípios e desenhar suas metas. É hora de checar o quanto estas metas entregam seu porque, seus princípios e valores.

Vou citar alguns exemplos bem simples:

Não dá para usar a prática de mindful eating com o paciente se você não

acredita nos benefícios da meditação para sua vida pessoal.

 

Não podemos propor escalas de percepção de fome e saciedade se vivemos pulando refeições, fazendo jejum, não honrando nossa fome  e maltratando nosso corpo.

Temos que ser lineares com estes princípios.

Aliás, Stephen fala que estes princípios devem estar escritos sempre em algum lugar de fácil visualização, para que sejam lembrados como a primeira coisa na sua manhã, ao acordar.

E eu acrescento: olhe todos os dias para a sua agenda e verifique se ela está desenhada de um jeito que permite aplicar seus princípios. Ou seja, se sua agenda está planejada para entregar metas baseada em princípios.

Reflita: 

Quais são os compromissos agendados que tem maior potencial para você aplicar estas metas baseadas em princípios?

Por exemplo, se você quer mudar o mundo da nutrição como nós aqui do Instituto, não em pessoas que seguem na direção contrária, criticando o que voccê acredita, seus princípios e valores, ou nos sensacionalistas e  oportunistas. 

Mesmo que as palavras te incomodem pela falta de informação ou estudo, foque nos princípios e não desvie seu caminho da produtividade e eficiência.

Enfim, com base no PORQUE de Simon Sineck e e nas metas baseadas em princípios de Stephen Covey, convido você a escrever suas metas 2021 em Nutrição Comportamental.

Elaborando suas METAS 2021:

Vale lembrar que uma meta bem elaborada, usa o acrônimo de M.E.T.A.S. Ou seja, cada uma destas letras traz uma pergunta para que sua meta seja desenhada.

Você já deve ter estudado isso e saiba além de funcionar para seu paciente, pode funcionar para você tambem.

Vamos relembrar?

 

  • M de mensuração: toda meta requer uma metrica.  Qual seria um indicador de sucesso para dizer que você chegou lá?
  • E de Especifica: a assertividade e definição exata da meta em ações concretas tornam mais executável. Como você
  • T de Tempo:  meta sem prazo para ser cumprida nao é meta, é desejo. Quando você imagina atingir esta meta? Ou determinada fase da meta?
  • A  de alcançável:  a meta precisa ser realista e possível de ser atingida. A pergunta aqui é COMO você vai fazer para atingir o que se propôs.Não adianta colocar metas que você não tem estrutura para conseguir. É claro que a meta pode ser desafiadora, mas acredito que é melhor dar passos pequenos e constantes rumo à mudança.

Meu lema é “sonhar grande e agir pequeno.”

 

  • S  de significado: aí está o porque de Simon e  os princípios de Stephan abordados  anteriormente.

 

Um ótimo plano de metas 2021 em Nutriçao Comportamental – com o porque, o como e o que sempre em mente. #sucesso

 

Autor:
Cynthia Antonaccio

 

Referências :

Círculo de Ouro – Simon Sinek

Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Covey.

 

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?