Considerando a importância do uso de bases teóricas para a efetividade das intervenções nutricionais, a American Dietetic Association Evidence Analysis Library Nutrition Counseling Workgroup conduziu uma revisão sistemática da literatura a respeito das teorias de mudança de comportamento e estratégias usadas no aconselhamento nutricional.

O estudo concluiu que o aconselhamento nutricional centrado no paciente é componente importante na prevenção e tratamento de doenças crônicas, além de contribuir para a perda/ manutenção de peso, melhorar níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 2 e diminuir fatores de risco de doenças cardiovasculares.
O uso da Terapia Cognitivo Comportamental mostrou-se altamente benéfico nas mudanças comportamentais visando redução de risco de doenças cardiovasculares, prevenção e tratamento de diabetes e perda de peso. Evidências positivas também foram encontradas com o uso de Entrevista Motivacional (principalmente associada a TCC), auto monitoramento, planos de refeição estruturados, determinação de objetivos com o paciente, solução de problemas e estratégias de suporte social. Por outro lado, sistemas de recompensa financeira mostraram-se ineficazes.

Sabe-se que fortes bases teóricas e a prática é fundamental para a aplicação adequada das técnicas comportamentais. Cabe portanto ao nutricionista que deseja utilizar estas abordagens em seu consultório, buscar as ferramentas de atualização adequadas.
Para uma constante atualização no tema, busque:http://www.nutricaocomportamental.com.br/

Fonte: Spahn JM, Reeves RS, Keim KS, Laquatra I, Kellogg M, Jortberg B, Clark NA. State of the evidence regarding behavior change theories and strategies in nutrition counseling to facilitate health and food behavior change. J. Am. Diet. Assoc. 2010;110: 879–891.

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?