Como um estudo falso conseguiu seus momentos de glória!
Todo conhecimento científico, por meio da comunicação, pode gerar notícia. E seus resultados são geralmente apresentados como verdades absolutas, porém nem sempre isso é um fato e a comunicação nem sempre é responsável.
Nos últimos meses, surgiram inúmeras matérias a respeito de uma pesquisa realizada em Março de 2015 pelo Institute of Diet and Health, da autoria de Johannes Bohannon, suposto médico e diretor do instituto. Contudo, o estudo não passou de uma farsa encomenda por um canal de televisão alemão com o objetivo de produzir um comentário sobre “a ciência fajuta da indústria da dieta”. O jornalista John Bohannon inventou o nome do profissional e o tal instituto, criando até um website (http://instituteofdiet.com/). Revistas e jornais reconhecidos na área da saúde e outras mídias ao redor do mundo divulgaram a pesquisa, provando o quanto é fácil publicar um estudo em que há possibilidade de diferentes interpretações.
É preciso ter olhar crítico e estar atento ao que se vê por aí, questionando os “por quês” dos fatos expostos, se os dados são “estatisticamente significativos”, qual o protocolo dos estudos, número da amostra, além de qual equipe e cientistas estão por trás.