Quem Somos

Somos um Instituto de Nutrição, lançamos nossa proposta em 2014 com o I Simpósio de Nutrição Comportamental, e lançamos nosso livro (Nutrição Comportamental - Ed. Manole) em 2015. Oferecemos cursos presenciais e online sobre as técnicas e estratégias que permitem trabalhar uma nutrição diferente e promover mudança de comportamento: a Nutrição Comportamental.


Idealizadoras:

Cynthia Antonaccio

Cynthia Antonaccio tem graduação em Nutrição (1997) e mestrado (2001) em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing de Serviços (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi nutricionista voluntária do Programa de Transtornos Alimentares – Ambulim – IpQ-HC-FMUSP de 1998 a 2000. Possui formação em Coaching de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches.

Tem experiência de quatorze anos de aconselhamento nutricional, iniciando nas Academias Competition, Fórmula e R. White, além de consultório próprio, e posteriormente seguiu com a estruturação de uma equipe que atuou em 14 academias, incluindo Bodytech até 2013. Ao longo de sua atuação têm participado como consultora, de diversos veículos de comunicação, desde mídia impressa (jornais, revistas femininas e semanais), mídia digital, rádio, e programas de televisão. Empresária na área de nutrição, Cynthia fundou em 1999 seu primeiro restaurante de comida saudável – a Equilibrium - Healthy Food, chegando a oito unidades em São Paulo.

Em 2001 fundou a Equilibrium, empresa com foco em comunicação em saúde e nutrição e qualidade de vida corporativa, em que atualmente desempenha função de diretora.

Como parte de sua experiência, ministra várias palestras nas suas áreas de expertise: nutrição, saúde, nutrição comportamental, marketing, planejamento estratégico, tendências no mercado de alimentos, bebidas, suplementos; comunicação em saúde e nutrição, comportamento do consumidor, inovação e comunicação para indústria de alimentos, empreendedorismo. Foi conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (2014-2016).


Fernanda Timerman

Fernanda Timerman possui graduação em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2005), iniciação científica com bolsa da Fapesp (2005-2006), aprimoramento em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Ipq-HC-FMUSP (2007). Possui "Master of Education by Research" (2010) pela Sydney University – Austrália, validado em 2013 para mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem curso de extensão em Nutrição Clínica Funcional pela VP (2011), em Meditação na saúde pelo instituto Sedes Sapientiae (2015), Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training -MB-EAT (2016); e em formação nos cursos de mindfulness e compaixão na saúde (instituto Sedes Sapientiae) e Coaching de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches.

Foi nutricionista do Programa de Transtornos Alimentares – Ambulim – IpQ-HC-FMUSP de 2003 à 2008 e supervisora do tratamento nutricional do ambulatório de anorexia nervosa (2010-2016). Fernanda é coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade - GENTA, e membro do grupo internacional e interdisciplinar Corpo e Cultura (Endangered Bodies).

Dentre as múltiplas funções de sua atuação, é palestrante e realiza aconselhamentos em projetos de promoção e prevenção em empresas; leciona em cursos de pós-graduação lato sensu; e atende em consultório particular. Publica artigos, escreve capítulos de livros e apresenta trabalhos em eventos nacionais e internacionais, nas suas áreas de expertise: aconselhamento nutricional, comportamento alimentar, nutrição comportamental, prevenção e tratamento de transtornos alimentares e obesidade, imagem corporal, influência das doenças psiquiátricas e DCNT na alimentação e peso e mindful eating.


Manoela Figueiredo

Manoela Figueiredo Possui formação em jornalismo pela PUC e em nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi. Aprimorada em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Ipq-HC-FMUSP . Foi coordenadora de 2005 a 2014 da Nutrição no Projeto Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa dos Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade - GENTA e da equipe da Casa Viva - grupo interdisciplinar especializado em transtornos alimentares, obesidade e alimentação. Primeira nutricionista certificada em Intuitive Eating pelo INTUITIVE EATING PRO Skills Training Teleseminar (2012), com Evelyn Tribole. Formação em Wellness Coaching pela Carevolution e Wellcoaches com Margaret Moore e Ericka Jakson (2013).

Possui formação em iyengar yoga, Reiki (nível I e II) e participação em cursos diversos na área de suplementação, imagem corporal e meditação. Qualificada em Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT) Instructor (2016).

Tem quinze anos de experiência em aconselhamento nutricional. Sua área atual de expertise: nutrição, nutrição comportamental, comer intuitivo, mindfull eating, transtornos alimentares e obesidade, coaching. Sócia da Casa do Nutrir.


Marle Alvarenga

Marle Alvarenga tem graduação em Nutrição (1993), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP – com short term scholar na Pennsylvania University (2010), supervisionado por Paul Rozin.

Sua formação complementar inclui título de especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN e CFN, formação em Intuitive Eating pelo INTUITIVE EATING PRO Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole (2013), e treinamento em Prevenção de Estresse, Ansiedade e Depressão baseado em Mindfulness; e qualificada como Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT) Instructor (2016).

Foi nutricionista do Programa de Transtornos Alimentares - Ambulim - IpQ-HC-FMUSP de 1994 a 2005, e desde então é supervisora do grupo de Nutrição do serviço. Fundou o Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade - GENTA em 1998 e coordena o grupo atualmente.

Tem experiência de 23 anos no atendimento de pacientes com Transtornos Alimentares e Obesidade; também em ensino e pesquisa sobre estes temas. Participa de equipes multiprofissionais de atendimento e é membro do capítulo Hispano Latino Americano da Academy of Eating Disorders. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e professora da Especialização e Mestrado Profissional do Centro Universitário São Camilo.


Samantha Macedo

Samantha Macedo tem graduação em Nutrição (2003) pela Universidade de São Paulo, especialização em fisiologia do exercício (2005) pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e pós-graduação em Marketing de Serviços (2010) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Durante sete anos atuou como nutricionista das academias Competition e Fórmula (2003 a 2009), sendo responsável pelo aconselhamento nutricional de esportistas e atletas. Presta serviços de consultoria para mídia como porta-voz de nutrição, em veículos de canal aberto, revistas femininas e de saúde, além da mídia on-line nos portais e sites de saúde.

É sócia diretora da Equilibrium e tem experiência de 16 anos na área de comunicação, desenvolvendo projetos para empresas e marcas, além de projetos de qualidade de vida para colaboradores das empresas. Atua na área de gestão de pessoas desde 2009, coordenando uma equipe de mais de 50 colaboradores, incluindo nutricionistas.

Sua atual área de expertise inclui: comunicação em saúde e nutrição, marketing, nutrição comportamental, comportamento do consumidor, inovação e comunicação da indústria de alimentos com foco em saúde, gestão de pessoas e implementação de processos.