Acesse diretamente pelo navegador!

Não esteve presente em nossos congressos anteriores? Oferecemos a oportunidade de assistir algumas das palestras que aconteceram nas diferentes edições!

Congresso 2019

História da Alimentação: O que o passado nos ensina – Adriana Salay Leme

Palestra 1 – História da Alimentação: O que o passado nos ensina  – Adriana Salay Leme

Dez entre dez brasileiros preferem feijão” dizia a música das Frenéticas nos anos 70. Mas as pesquisas recentes mostram que apesar do discurso, o consumo de feijão pelos brasileiros vem diminuindo. Não só o consumo, mas também o seu conhecimento por nós! Através de exemplos como esse, Adriana trouxe dados e informações sobre a história da comida e da nossa alimentação atual.

30 min de duração

Nível iniciante

Adriana Salay Leme

Comprar agora
A segunda palestra do Congresso teve como tema: A lógica econômica da produção e consumo de alimentos, e foi ministrada por Valter Palmieri Jr.

Palestra 2 :A segunda palestra do Congresso teve como tema: A lógica econômica da produção e consumo de alimentos, e foi ministrada por Valter Palmieri Jr.

A palestra de Palmieri foi marcada por reflexões sobre as relações entre indústria de alimentos, saúde e qualidade dos alimentos que chegam até o consumidor.

45 min de duração

Nível iniciante

Valter Palmieri Jr

Comprar agora

Palestra 3 : Jennifer Tanaka ministrou a terceira palestra no Congresso, intitulada como: Agricultura – resgate do passado para sustentabilidade no futuro. 🗣

Jennifer, em palestra que inspirou a plateia, fez um convite para que todos pensassem em suas próprias raízes ligadas ao alimento e ao histórico de produção alimentos da sociedade.

30 min de duração

Nível iniciante

Jennifer Tanaka

Comprar agora

Palestra 4: Priscila Koritar nos apresentou a Emergência da profissão e Nutrição como carreira no Brasil.

Ao traçar uma linha histórica da nutrição, Priscila apresentou como se deu a composição da área, o que ocorreu pela acumulação de fatos ao longo da história da humanidade, o que pôde ser marcado por quatro períodos

15 min de duração

Nível iniciante

Priscila Koritar

Comprar agora

Palestra 10:A palestra de Joana Pellerano trouxe a discussão sobre “Comida e identidade: o que comunicamos ao comer?”🗣

“Meu jeito de comer é um jeito, não o jeito”. Foi nesse espírito que Joana (Blog Comida na cabeça) apresentou a alimentação e a comida como elemento identitário de indivíduos e grupos.

30 min de duração

Nível iniciante

Joana Pellerano

Comprar agora

Palestra 11:Denise Amon ministrou a palestra “Psicologia Social da Comida: representações, atitudes e comportamentos “🗣

Da definição de comportamento na perspectiva da psicologia behaviorista à ligação deste com as atitudes, sendo elas “algo do comportamento”, ou seja, um estado mental e nervoso de disposição a responder (se comportar), Denise Amon da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, situou a psicologia social como o centro de investigação das representações sociais, estas dependentes de práticas/comportamentos, crenças e atitudes.

30 min de duração

Nível iniciante

Denise Amon

Comprar agora

Palestra 12: As idealizadoras Marle Alvarenga e Fernanda Timerman fizeram um bate-bola sobre “Modismos e crenças nutricionais: como responder com a abordagem comportamental” 🗣

Fernanda e Marle apresentaram alguns modismos em nutrição, o porquê de serem tão tentadores ao público e como lidar, com abordagem comportamental, frente a esta realidade que é demanda recorrente no consultório do nutricionista.

1 hora de duração

Nível iniciante

Fernanda Timerman e Marle
Alvarenga

Comprar agora

Palestra 13: a palestra “Comer e nutrir: em busca de novos significados” foi ministrada por Paula Pinto e Silva 🗣

Paula, mestre e doutora em Antropologia, ao compartilhar o olhar desta ciência, enfatiza que ao se tratar do comer, é importante entender o porquê se come, na medida em que isso permite-nos entender os símbolos atrelados a comida, ao significado que cada um de nós atribui ao comer e o que queremos dizer ao fazê-lo.

40 min de duração

Nível iniciante

Paula Pinto e Silva

Comprar agora

Palestra 14: Manoela Figueiredo palestrou sobre “Na hora H: como conversar com o paciente”

Uma grande dúvida que pode surgir ao se pensar na abordagem da nutrição comportamental é como lidar dentro desta perspectiva com o paciente no dia-a-dia. Para responder a esta dúvida frequente, Manoela trouxe de maneira tocante e sensível alguns relatos e possíveis abordagens do nutricionista frente a cada situação.

40 min de duração

Nível iniciante

Manoela Figueiredo

Comprar agora

Palestra 15: “comida e nutrição: o futuro”, foi aberto pela rica palestra de Dr. Dan Waitzberg (GANEP).

Ele trouxe à discussão a microbiota intestinal humana e seu advento como campo fundamental para a nutrição do futuro. Segundo ele, a microbiota intestinal, um conjunto de microorganismos que habita o trato gastrointestinal humano, pode ser mais específica que nossa própria digital e guarda grande relação com nossos genes, sendo em parte determinada por eles e pelo ambiente que nos rodeia.

45 min de duração

Nível iniciante

Dan Waitzberg

Comprar agora

Palestra 16: A palestra do professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Thomas Ong, trouxe outro tema que estará crescentemente presente na nutrição do futuro: a nutrigenômica.

Ao esclarecer termos e definições específicas da área, definiu a “epigenética” como aquilo que está além dos genes, ou seja, não são apenas as alterações da sequência do DNA que promovem mudanças de funcionamento de nossos genes.

45 min de duração

Nível iniciante

Thomas Ong

Comprar agora

Palestra 17: Sustentabilidade na alimentação, e a importância de um comer consciente para garantia do futuro ambiental.

Nesse sentido Denise Conselheiro do Instituto Akatu, debateu a respeito de como são grandes os desperdícios no processo alimentar, situação na qual muito resíduos são produzidos, tanto orgânicos como aqueles das embalagens.

20 min de duração

Nível iniciante

Denise Conselheiro

Comprar agora

Palestra 18: Slow Food, ministrada por George Schynder.

Em palestra dinâmica com apresentação de vídeos e falas sobres várias ações da ONG, o presidente da Slow Food Brasil, destacou a importância de se lutar pela manutenção da biodiversidade, que é constantemente ameaçada pelos processos produtivos alimentares que envolvem a produção em larga escala, e um modo de consumo que desperdiça recursos.

20 min de duração

Nível iniciante

George Schneider

Comprar agora

Palestra 19:Na palestra Cozinhando com economia e consciência, Zenir Ferreira, professora do SENAC, apresentou seu livro que visa conscientizar aquele que consome de sua responsabilidade em relação ao meio ambiente e ao desperdício de alimentos.

40 min de duração

Nível iniciante

Zennir Ferreira

Comprar agora
Cynthia Antonaccio apresentou sua palestra “O Futuro da Comida”

Palestra 21:Cynthia Antonaccio apresentou sua palestra “O Futuro da Comida”

Cynthia apresentou que alimentar 9,8 bilhões de pessoas no mundo com 1/3 de desperdício de alimentos, 2 bilhões de obesos e 815 milhões de pessoas que passam fome é um desafio enorme que requer múltiplas soluções.

40 min de duração

Nível iniciante

Cynthia Antonaccio

Comprar agora

Simpósio 2018

Simpósio 2018 – Palestra 1: Perder peso ou mudar comportamento alimentar, o que devemos promover?

A Nutrição Comportamental vê o peso como resultado de comportamentos saudáveis e sustentáveis e reforça que não existe um tratamento para perda de peso para todos sem efeitos colaterais. Marle reforça nesta palestra que perder peso não é sempre bom se não há mudança de comportamento associada.

35min de duração

Nível iniciante

Marle Alvarenga

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 2: Nutrição comportamental nas doenças crônicas: Diabetes Mellitus

Natália Jensen apresenta quais são os maiores desafios no atendimento aos pacientes com diabetes, e como o foco em mudança de comportamento é adequado também para esta situação clínica, e como algumas ferramentas e técnicas da Nutrição Comportamental podem ajudar no manejo do Diabates

22 min de duração

Nível iniciante

Natália Jensen

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestras 3: Doenças Cardiovasculares

Rosana Raele aborda como ferramentas e técnicas da Nutrição Comportamental (com enfoque em Entrevista Motivacional) podem ajudar no manejo de Doenças Cardiovasculares.

25 min de duração

Nível iniciante

Rosana Raele

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 4: O que Aristóteles tem a dizer sobre nutrição comportamental

Altay Souza provoca e apresenta uma revisão de diferentes visões da psicologia sobre corpo e mente, para entender o comportamento a luz da psicologia – e suas aplicações para a clínica da Nutrição.

40 min de duração

Nível iniciante

Altay Souza

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 5: Beleza, Conceitos Históricos E Filosóficos

O Psiquiatra Professor Dr. Táki Cordás, expert em Transtornos Alimentares e Imagem Corporal, faz refletir sobre o que significa beleza ao longo da história e suas implicações no momento atual.

30 min de duração

Nível iniciante

Táki Cordás

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 6: Imagem Corporal: importância, conceito e como abordar

Imagem corporal não é só como nos vemos, mas também o que sentimos, pensamos e fazemos em relação aos nossos corpos. Bianca apresenta como a imagem corporal afeta a autoestima e qualidade de vida e como é possível tratar as relações distorcidas com a imagem corporal.

23 min de duração

Nível iniciante

Bianca Thurm

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 7: Body Kindness – amar, conectar e cuidar

Rebecca Scritchfield, autora do livro Body Kindness, apresenta esta filosofia com a qual orienta nutricionistas e realiza uma prática de aconselhamento nutricional que ajuda as pessoas a fazerem as pazes com a comida, encontrar o prazer na atividade física e criar uma vida saudável compatível com as metas e interesses individuais.

1 hora e 17 min de duração

Nível iniciante

Rebecca Scritchfield

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 8: Vício em comida, isto existe?

Alexandre Azevedo discute e esclarecer sobre o termo” Vício em comida” e que há clara confusão nas definições entre adição/vício em comida e compulsão alimentar – especialmente o Transtorno da Compulsão Alimentar.

30 min de duração

Nível iniciante

Alexandre Azevedo

Comprar agora

Simpósio 2018 – Palestra 9: debate: Nutrição gentil

As idealizadoras do Instituto Nutrição Comportamental discutem e explicam sobre a “Nutrição Gentil”. Termo proposto por Evelyn Tribole (criadora do modelo Comer Intuitivo) em seu décimo princípio, que se alinha a proposta mais humanizada e biopsicossocial da abordagem da Nutrição Comportamental.

25 min de duração

Nível iniciante

Fernanda Timerman

Manoela Figueiredo

Marle Alvarenga

Comprar agora

Simpósio 2017

Instagranificação

Simpósio 2017 – Palestra 1: como ser um nutricionista diferente:Visionário, Competente, Ético,Moderno e de Sucesso

Após imersão no Vale do Silício, local que dá origem às maiores inovação do mundo tecnológico, criativo e também saudável, e de uma experiência de network global com nutricionistas e agencias de comunicação, Cynthia irá contar sua visão de futuro para os profissionais.

40 min de duração

Nível iniciante

Cynthia Antonaccio

Comprar agora
Palestra nutrição

Simpósio 2017 – Palestra 2: Nutricionista vamos aprender a falar de comida?

O resgate de uma conversa esquecida no mundo dos nutrientes: lembrar que a comida vem antes da nutrição, e que gastronomia é tão importante para nutricionistas quanto composição centesimal. O curso de graduação em Nutrição do SENAC tem como diferencial o enfoque no preparo dos alimentos, com técnicas da gastronomia; ensinando a arte de cozinhar com o propósito de ser mais um instrumento do nutricionista -proporcionando prazer a quem se alimenta.

25 min de duração

Nível iniciante

Irene Coutinho De Macedo

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 3: O que pensam os estudantes de nutrição e nutricionistas sobre alimentação saúdavel?

Conhecemos os conceitos sobre Nutrição, mas quais são nossas crenças e atitudes? É preciso refletir sobre a distância entre a ciência e a percepção dos nutricionistas para construirmos uma proposta coerente sobre alimentação saudável e como influenciar de forma positiva a sociedade.

40 min de duração

Nível iniciante

Marle Alvarenga

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 4: Uma dose de ciência sobre o corpo saudável

Será? Que detox é bom, glúten faz mal, lactose é um problema, açúcar não pode e adoçante também não, que a solução é o Low- carb ou o Jejum intermitente? Que Exercício não emagrece? Será que vamos continuar acreditando que existe uma fórmula mágica?

53 min de duração

Nível iniciante

Bruno Gualano

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 5: Prazer, Intuição e dizer não a dietas, e só ? Dilemas da aplicação da nutrição comportamental na Clínica

Você também se encantou e acredita na Nutrição Comportamental, mas tem dúvidas em como colocar na prática?

31 min de duração

Nível iniciante

Manoela Figueiredo

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 6: Desafios no atendimento de crianças

Você também se encantou e acredita na Nutrição Comportamental, mas tem dúvidas em como colocar na prática?

28 min de duração

Nível iniciante

Maria Luiza Petty

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 7:Como lidar com as expectativas dos praticantes de atividade fisíca

Você também se encantou e acredita na Nutrição Comportamental, mas tem dúvidas em como colocar na prática?

22 min de duração

Nível iniciante

Desire Coelho

Comprar agora

Simpósio 2017 – Palestra 8: Como trabalhar com a mudança de comportamento com os pacientes pré e pós cirurgia bariátrica

Você também se encantou e acredita na Nutrição Comportamental, mas tem dúvidas em como colocar na prática?

26 min de duração

Nível iniciante

Fernanda Pisciolaro

Comprar agora