#NC

Instituto Nutrição Comportamental:
Pioneiro no Brasil.

O Instituto Nutrição Comportamental propõe uma estratégia baseada em ciência

Entendemos que o comportamento alimentar de nossa sociedade precisa mudar – e os nutricionistas tem um papel importante nisso. No entanto, para atuar com mudança de comportamento é preciso aprender com as ciências humanas (sociologia, antropologia, psicologia) e com a comunicação. Para disseminar essa proposta, oferecemos cursos presenciais e online sobre as técnicas e estratégias que permitem trabalhar uma nutrição diferente e promover mudança de comportamento: a abordagem Nutrição Comportamental.

Como e porque se come

As crenças, pensamentos e sentimentos sobre comida são tão ou mais importantes do que simplesmente o que se come.

Culturais

Sociais

Emocionais

Fisiológicos

Comunicação eficiente

Mensagens consistentes, baseadas em ciência que validem o prazer de comer e o equilíbrio são chaves para uma comunicação responsável, positiva e inclusiva.

Pacientes

Mídias

Parceiros

Posicionamento do Instituto Nutrição Comportamental:

• Ser inclusivo, no qual todos os nutricionistas (independente de sua formação, área de atuação e “filosofia” de trabalho atual) podem encontrar novas estratégias, ferramentas e subsídios para sua prática profissional;

• Traz a proposta de outro modo de atuação, com uma visão ampla (que não visa discordar de “tudo que aí está”) – não se trata de uma nova linha de nutrição e sim de uma ABORDAGEM sistematizada pelo nosso Instituto;

• Defende que todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável – respeitadas as questões de quantidade e frequência – e defende a alimentação pensada e planejada nos contextos fisiológico, cultural, social e emocional;

• Compactua com todas as diretrizes clássicas da nutrição, Diferenciando as situações de recomendação, avaliação e responsabilidade técnica. Acredita que é possível realizar ações conjuntas com diferentes interlocutores para divulgação de estratégias e conhecimento, e também para comunicação inclusiva, abrangente e responsável sobre nutrição e saúde.

• Defende uma comunicação e orientação nutricional que não se baseia em “dietas”. Defende também que saúde depende de comportamentos saudáveis e não de um determinado peso – pois peso não é um comportamento e, portanto, não deve ser o foco de um tratamento nutricional (é sim uma possível consequência da mudança de comportamento).

Acreditamos que um profissional tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho quando vai além dos horizontes biológicos e fisiológicos da alimentação, quando transmite o seu conhecimento técnico e científico de maneira eficaz, quando proporciona mudanças de comportamento, quando entende e se relaciona melhor com seus pacientes e se comunica de forma ética com seus públicos, e também quando planeja e gerencia melhor a sua carreira. E que o Instituto NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL pode auxiliar neste diferencial.

Conheça as idealizadoras do NC

Cynthia Antonaccio

Cynthia Antonaccio

Cynthia Antonaccio tem graduação em Nutrição (1997) e mestrado (2001) em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Possui MBA em Marketing de Serviços (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi nutricionista voluntária do Programa de Transtornos Alimentares – Ambulim – IpQ-HC-FMUSP de 1998 a 2000. Possui formação em Coaching de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches. Tem experiência de quatorze anos de aconselhamento nutricional, iniciando nas Academias Competition, Fórmula e R. White, além de consultório próprio, e posteriormente seguiu com a estruturação de uma equipe que atuou em 14 academias, incluindo Bodytech até 2013. Ao longo de sua atuação têm participado como consultora, de diversos veículos de comunicação, desde mídia impressa (jornais, revistas femininas e semanais), mídia digital, rádio, e programas de televisão. Empresária na área de nutrição, Cynthia fundou em 1999 seu primeiro restaurante de comida saudável – a Equilibrium – Healthy Food, chegando a oito unidades em São Paulo. Em 2001 fundou a Equilibrium, empresa com foco em comunicação em saúde e nutrição e qualidade de vida corporativa, em que atualmente desempenha função de diretora. Como parte de sua experiência, ministra várias palestras nas suas áreas de expertise: nutrição, saúde, nutrição comportamental, marketing, planejamento estratégico, tendências no mercado de alimentos, bebidas, suplementos; comunicação em saúde e nutrição, comportamento do consumidor, inovação e comunicação para indústria de alimentos, empreendedorismo. Foi conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (2014-2016).

Fernanda Timerman

É nutricionista, aprimorada em transtornos alimentares pelo Ambulim (IPq-FMUSP), “Master of Education by Research” pela Sydney University – Austrália, validado para mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem curso de extensão em mindfulness e compaixão na saúde (pelo instituto Sedes Sapientiae) e Coaching de Saúde e Bem-estar pela Carevolution e Wellcoaches. Instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training -MB-EAT e concluiu o nível 1 de treinamento em Mindful Eating-Conscious LivingTM (ME-CL1) com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.. É coordenadora do GENTA e fez parte da equipe do AMBULIM por 12 anos, dá aulas e palestras e atende em consultório. Trabalhou com programas de qualidade de vida corporativos e essas experiências somaram muito para ampliar o alcance da abordagem da nutrição comportamental em públicos e ambientes diversos. Sempre buscou, nas aulas e atendimentos, ter como base a empatia, o não julgamento e abertura para conhecer e se conectar com pessoas diferentes, com a missão de ajudá-las e se relacionarem de forma mais pacífica, saudável e gentil com seu corpo e com a comida.

Manoela Figueiredo

Manoela Figueiredo

É nutricionista pela Universidade Anhembi Morumbi e jornalista pela PUC-SP. Fez aprimoramento em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Ipq-HC-FMUSP e coordenou a equipe de nutrição do PROTAD-Ipq-HC-FMUSP por 9 anos. Coordena o Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA) Membro da Academy of Eating Disorders (AED). Foi a primeira nutricionista brasileira certificada em Intuitive Eating com Evelyn Tribole. Tem formação em Wellness Coaching pela Carevolution e Wellcoaches com Margaret Moore e Ericka Jakson. É instrutora qualificada em Mindfulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) e concluiu o nível 1 de treinamento em Mindful Eating-Conscious LivingTM (ME-CL1) com Jan Chozen Bays e Char Wilkins. Fundadora do Instituto NC. Sua maior motivação é acompanhar as pessoas no seu processo de mudança de comportamento para que possam encontrar uma relação saudável, em todos os seus sentidos, de menos culpa e mais prazer, com o corpo e com a comida.

Marle Alvarenga

É nutricionista, mestre, doutora e pós doutora em Nutrição pela Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP – onde é orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Nutrição. É professora da Especialização e Mestrado Profissional do Centro Universitário São Camilo. Tem formação em Intuitive Eating com Evelyn Tribole, e qualificada como Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT). Foi nutricionista do Programa de Transtornos Alimentares – Ambulim – IpQ-HC-FMUSP onde é supervisora do grupo de Nutrição. Coordena o Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade – GENTA e é membro do capítulo Hispano Latino Americano da Academy of Eating Disorders. Gosta de tudo que envolve o universo da comida e acredita que é possível que a Nutrição como ciência e os profissionais que trabalham com a temática estudem, abracem, falem e pratiquem o comer de forma mais prazerosa, sem culpa, sem regras absurdas – claro com ciência e bases teóricas – e por isto fundou o Instituto NC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5371598102267709

Samantha

Samantha Macedo

Tem graduação em Nutrição (2003) pela Universidade de São Paulo, especialização em fisiologia do exercício (2005) pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e pós-graduação em Marketing de Serviços (2010) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Durante sete anos atuou como nutricionista das academias Competition e Fórmula, sendo responsável pelo aconselhamento nutricional de esportistas e atletas. Presta serviços de consultoria para mídia como porta-voz de nutrição, em veículos de canal aberto, revistas femininas e de saúde, além da mídia on-line nos portais e sites de saúde.
É sócia diretora da Equilibrium Latam e tem experiência de 18 anos na área de comunicação, desenvolvendo projetos para empresas e marcas, além de projetos de qualidade de vida para colaboradores das empresas. Atua na área de gestão de pessoas desde 2009, liderando uma equipe de mais de 50 colaboradores, incluindo nutricionistas e demais profissionais na área de saúde.
Sua atual área de expertise inclui: comunicação em saúde e nutrição, marketing, nutrição comportamental, comportamento do consumidor, inovação e comunicação da indústria de alimentos com foco em saúde, gestão de pessoas e implementação de processos e controles financeiros.